Desequilibrando para equilibrar ( Propriocepção)

Com o passar do tempo, mesmo que as pessoas teimem lutar contra esse fato, o corpo nunca permanece o mesmo.Os músculos não têm mais a firmeza de antes, as articulações muitas vezes encontram-se, limitadas, enfraquecidas, o que torna muito comum episódios como um falseio duratnte a caminhada ou corrida,  torções repetitivas,  escorregões na rua, no banheiro, etc.

 

proprio1A perda proprioceptiva não vem somente do envelhecimento, mas também por lesões como entorses, ou lesões traumáticas não tratadas. O que promove uma enorme chance de  novos entorses aumentando a lesão ou até mesmo fazendo ruptura ligamentar ou  fraturas.

Além do prejuízo físico (quedas podem gerar traumas, fraturas, dores crônicas, dentre outros) e psicológico (muitos sentem medo de voltar a cair), esses acidentes, conforme a neurologista Patrícia Arrais, levam à dependência funcional, limitando atividades cotidianas e funcionais, até mesmo optando por desistir de atividades físicas.

sem correção

Quando não é consequência de entorse ou lesão traumática, esse fato ocorre porque, com o passar dos anos, o organismo passa por um processo natural de envelhecimento e, consequentemente, ocorrem mudanças funcionais e estruturais. Nos idosos, a propriocepção (informações neurais originadas nos proprioreceptores das articulações, músculos, tendões, cápsulas e ligamentos enviadas pelo sistema nervoso central de modo consciente ou inconsciente) é reduzida drasticamente devido a diversas mudanças no sistema musculoesquelético.

proprio2

As conseqüências mais comuns são: rigidez das estruturas biológicas, diminuição dos reflexos posturais, excesso de peso e hipotonia muscular, que causa desvios principalmente na coluna vertebral dificultando que o individuo adote a posição ereta, mantenha o equilíbrio e a estabilidade articular.

O melhor tratamento é prevenir o próprio corpo, devolvendo a ele o equilíbrio e a firmeza nos movimentos, por meio de exercícios que levam em conta as necessidades de cada paciente e o trabalho de estimulação dos proprioceptores sensoriais.

 

pisandocerto

Christofer Rocha Fisioterapeuta Especialista em Acupuntura
Crefito 115.361- F
Telefone: (51) 9663.7277 |  3451.3000
Email: contato@christoferrocha.com.br
Site: http://www.christoferrocha.com.br
Rua: Arnaldo da Costa Bard, 2940 – Sala 402 – Taquara | Av. Guerino Pandolfo – Riozinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *