O que é Acupuntura

Acupuntura
Christofer Rocha | Fisioterapia Manual e Acupuntura

 

O que é Acupuntura?

A acupuntura  é uma área  da Medicina Tradicional Chinesa  cuja o  tratamento   é considerado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS – Organização Mundial da Saúde.

 

acupuntura-hg
A acupuntura consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamadosde “Pontos de Acupuntura” ou “Acupontos”, para obter efeito terapêutico emdiversascondições.

 

Acupuntura só trata dor?

Não.  A acupuntura possui efeitos a níveis neurológicos, emocionais assim como traumático-ortopédico.

Quais as indicações?

Além dos casos de dor, várias doenças funcionais são  tratadas pela acupuntura. Dentro da concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio, e a acupuntura seria uma forma de readquirir a harmonia perdida tratando assim acausa e não somente o problema. Entre algumas das doenças tratáveis pela acupuntura estão: dores em geral, especialmente do aparelho músculo-esquelético, dores na coluna, contraturas musculares, enxaqueca,  dores de cabeçagastrite,stress, depressãoinsôniaasmadistúrbios menstruaisparalisia facialrinite,incontinência urináriabursitestendinitesproblemas de coluna.

 

Como  age em nosso corpo ?

A Acupuntura atua no potencial elétrico do corpo pela estimulação do fluxo de energia bioelétrica, permitindo que o corpo se equilibre e cure a si mesmo.

A energia circula ao longo dos meridianos tratado ao longo do corpo, cada meridiano está  relacionado  a um órgão, sendo eles: pulmões, rins, bexiga, estômago, baço, coração, fígado e vesícula biliar. No lugar em que existe um bloqueio energético do meridiano ou a energia esta estagnada pode ocorrer doença  ou danos à saúde.

Através de uma avaliação o terapeuta localiza com precisão os pontos de menor resistência e trata-os de acordo com seus sintomas ou “padrão de desarmonia”.

 

A acupuntura dói?
Não deve doer. Eventualmente podemos acertar alguma inervação superficial ou um ponto mais sensível da pele, causando leve dor. Neste caso, deve-se informar ao acupunturista, que corrigirá a inserção da agulha. Tratamento doloroso é quase sempre relacionado a um profissional  mau preparado.

 

Como é uma sessão de Acupuntura?

Na primeira consulta busca-se estabelecer o diagnóstico, tanto na visão ocidental quanto na visão própria da acupuntura. Os pontos são selecionados de acordo com o diagnóstico. Após a limpeza da pele com álcool 70º, as agulhas descartáveis são inseridas de forma indolor, sendo retiradas  após 30 minutos. Durante o período no qual as agulhas estão inseridas, recomenda-se ao paciente não se mover ficar o mais relaxado possível  aproveitando os benefícios do tratamento.

 

Qual a frequência do tratamento?

Depende muito de cada caso,  após a avaliação será definido  a freqüência de sessões, podendo ser de  uma ou duas vezes  por semana,  porém em casos agudos sessões diárias podem ser necessárias. A duração do tratamento é dependente do tempo da doença: quanto mais recente, mais rápido o resultado. Algumas doenças respondem mais rapidamente que outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *