A neuralgia do trigêmeo é um distúrbio nervoso que causa uma dor aguda ou semelhante a um choque elétrico em partes do rosto.
A dor da neuralgia do trigêmeo vem do nervo trigêmeo. Esse nervo transmite dor, sensibilidade e outras sensações do cérebro à pele do rosto. Pode afetar parte ou todo o rosto e a superfície dos olhos.
A doença em geral afeta adultos mais velhos, mas pode afetar pessoas de todas as idades. A neuralgia do trigêmeo pode ser parte normal do processo de envelhecimento.
A neuralgia do trigêmeo pode ser causada por:
- Esclerose múltipla
- Pressão no nervo trigêmeo por um vaso sanguíneo inchado ou um tumor
Frequentemente, nenhuma causa específica é encontrada.
Os médicos têm maior probabilidade de encontrar uma causa em pacientes com menos de 40 anos.
Geralmente, o exame neurológico é normal.
Os testes que podem ser feitos para detectar a causa do problema incluem:
- Exames de sangue
- Ressonância magnética da cabeça
- Teste de reflexo do trigêmeo
- Espasmos muito dolorosos similares a choques elétricos agudos que geralmente duram alguns segundos ou minutos, mas podem se tornar constantes
- A dor geralmente é de um só lado do rosto, muitas vezes ao redor do olho, bochecha e parte inferior do rosto.
- A dor pode ser desencadeada pelo toque ou por sons
- Escovar os dentes
- Mastigar
- Beber
- Comer
- Tocar a face suavemente
- Fazer a barba
Seu clínico geral, um neurologista e um especialista em dor podem estar envolvidos no tratamento.
Expectativas
O seu estado depende da causa do problema. Se não houver nenhuma doença subjacente, algumas pessoas consideram que o tratamento oferece ao menos um alívio parcial.
A acupuntura para a neuralgia do trigêmeo
Embora seja possível tratar a neuralgia do trigêmeo que ocorre ao longo dos meridianos do rosto onde o nervo reside, algumas escolas de pensamento acreditam que é melhor estimular outros pontos meridianos que criarão um fluxo energético para o rosto. Eles podem ser encontrados em pontos nos braços e pernas. Para as pessoas que sofrem com dores extremas, o acupunturista poderá usar também estímulos elétricos nas agulhas, para aumentar a força do tratamento. Quanto mais rápido a acupuntura for aplicada depois do surgimento da condição, mais eficaz na cura ela será.