Tendinite é uma inflamação do tendão, um tecido que liga o músculo ao osso, que gera sintomas como dor localizada e falta de força muscular. Seu tratamento é feito com a toma de anti-inflamatórios, analgésicos e fisioterapia para que se possa alcançar a cura da doença.
Os profissionais mais afetados pela tendinite são aqueles que realizam movimentos repetitivos para desempenhar a sua função. Os profissionais mais afetados geralmente são: telefonista, operário de máquinas, pianistas, guitarristas, bateristas, bailarinos, atletas como tenistas, jogadores de futebol, voleibol e handebol, digitadores e estivadores.
Os digitadores, que passam horas e horas fazendo uma mesma atividade que é a permanência na mesma posição acabam sofrendo a tendinite no punho.
Os sintomas da tendinite no punho são:
- Dor localizada no punho
- Dor no punho que piora ao realizar movimentos com as mãos
- Pode haver fraqueza nas mãos, como a dificuldade em segurar um copo
Uma das grandes perguntas que paciente me faz é porque, antes, mesmo havendo digitadores, para máquinas antigas, não havia tanta gente acometida com essa patologia. A conclusão que eu cheguei foi que as atividades extras do uso da máquina faziam a região do punho descansar. Como era preciso retomar o carro ao fim de cada linha, trocar de folha, alinhar o papel e, às vezes, parar para corrigir algum erro com tinta branca, as mãos faziam uma série de movimentos alternados sem sobrecarregar apenas uma única região.
Nos computadores nada disso é necessário, as mãos permanecem sempre na mesma posição aumentando a pressão nos tendões dos punhos. O esforço repetitivo faz essa pressão se espalhar para os nervos das mãos até que o digitador passa a sentir alfinetadas nas pontas dos dedos, dores nas juntas e formigamento nos braços.
O tratamento para a tendinite no punho é feito através de analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia.
O tratamento fisioterapêutico para a tendinite no punho pode ser feito com a utilização de aparelhos de eletroterapia, acupuntura é um ótimo recurso para essa lesão. Exercícios que venham a aumentar a mobilidade e a força dos músculos enfraquecidos também são necessários.
Fonte: http://networkedblogs.com/U00Ao